SCP Europa: transferência de poder!
Leia aqui uma entrevista exclusiva com estas duas figuras icónicas da SCP.
Escrito por EuroSpaPoolNews
Transferência de poder histórica e comovente entre Sylvia Monfort, Diretora Geral Europeia da SCP durante 20 anos, e Jean-Louis Albouy, cuja própria carreira na empresa desde 1999 não deve ser descurado!
Como se processará esta transição?
SM e JLA - Suavemente, durante o primeiro trimestre de 2021, e em continuidade. Temos vindo a trabalhar juntos há muitos anos. Eu (SM) na Sede Europeia e Jean-Louis Albouy, como Diretor Geral da SCP França e coordenador de vendas desde 2010, que tem vido a estar envolvido na gestão das filiais de exportação da SCP.
O objetivo é capitalizar naquilo que sempre fez da SCP Europa um sucesso: manter a abordagem "puro jogador", seguindo o modelo de distribuidor 100% B2B num mercado europeu que por vezes carece de clareza no seu posicionamento!
A forma como operamos continuará, particularmente com a continuação da nossa política de compras, as nossas fortes parcerias com os principais fabricantes e marcas líderes, bem como o profissionalismo das mesmas equipas que têm trabalhado dentro da empresa ao longo de muitos anos. Está perfeitamente construído, claro e provou o seu valor, uma vez que todas as fases do nosso desenvolvimento têm sido bem sucedidas, inclusive em mercados complicados, relutantes em operar via Distribuição B2B, e em situações atípicas, nomeadamente com a última crise da COVID-19.
Pode dizer-se que a estrada percorrida provou de facto que esta estratégia é a correta?
SM e JLA - De facto, basta citar um número: enquanto em 1998 o nosso volume de negócios foi de 1,8 milhões de euros, nomeadamente graças à compra da Norcal no Reino Unido, terminamos agora com um crescimento de quase 35 milhões de euros só no ano de 2020.
Quanto à adaptação à gestão de crises, basta mencionar a preparação face ao aumento significativo da procura nos últimos meses. A previsão do stock necessário, recursos financeiros, adaptação imediata e máxima reatividade das nossas equipas (mesmo em tempos difíceis!) fizeram toda a diferença num mercado que foi largamente desestabilizado em 2020.
A nossa visibilidade na Europa permitiu-nos antecipar e dar as respostas mais adequadas às circunstâncias excecionais ligadas à crise da COVID.
Resultado: volume de negócios consolidado acima dos 23%.
Estes exemplos são prova viva da relevância da nossa política e da solidez das estruturas construídas ao longo dos últimos 20 anos. É portanto óbvio que a gestão sob Jean-Louis seguirá as pegadas de Sylvia.
Atualmente, também permanecemos atentos a quaisquer oportunidades de compra que possam surgir na Europa, a fim de oferecer uma gama ainda mais extensa de produtos e serviços adaptados às necessidades deste mercado em rápida expansão.
No entanto, cada um tem o seu "toque" pessoal!
SM e JLA - Jean-Louis tem sem dúvida uma sólida experiência e um conhecimento profundo de todos os contactos no sector profissional e dos equipamentos que distribuímos. Com a substituição da Sylvia, começa uma segunda fase do desenvolvimento da SCP Europa que verá a luz do dia. A partir de uma base consolidada, Jean-Louis continuará com a mesma dinâmica, validando o crescimento interno e externo, completando ao mesmo tempo as próximas etapas de construção.
Naturalmente, o desenvolvimento e implementação de uma nova plataforma ERP global e de ferramentas de digitalização de alto desempenho, que mobilizam mais de 100 pessoas do Grupo POOLCORP, irá intensificar-se em França e depois na Europa após o início das operações nos Estados Unidos neste trimestre.
A abertura de novas filiais e aquisições continua na ordem do dia, bem como o aumento da capacidade de armazenamento (estando prevista uma triplicação da superfície das áreas).
Contudo, será dado um novo impulso através de grandes investimentos planeados para os próximos 3 anos, com o objetivo de aumentar a produtividade e a velocidade, a fim de aumentar o ritmo.
Este objetivo baseia-se nos fortes valores da empresa que são :
- Investimento nas pessoas em formação interna e motivação para todos os membros da equipa.
- A adição de novas competências e novos métodos de trabalho para aumentar ainda mais o nosso nível de serviço, particularmente em termos de apoio técnico aos profissionais.
- A procura de novas combinações de equipamento com produção europeia e global, a fim de nos mantermos competitivos, satisfazendo 100% da procura ao mesmo tempo que otimizamos os nossos fornecimentos, limitando o risco de escassez nos nossos armazéns.
- Investir em novos mercados através de novas agências ou aquisições externas (particularmente em Espanha e na Alemanha).
- Enfrentar ou reforçar a nossa posição em novos segmentos como a Piscina Comercial, a Piscina Conectada ou o Wellness.
Será que esta transferência de poder levou a uma reorganização?
Sim, mesmo que o plano de sucessão tenha sido planeado há mais de um ano.
Para suceder a Jean-Louis Albouy, Daniel Bos assumirá o cargo de Diretor Executivo da SCP França. O Daniel Bos juntou-se ao grupo em 2000, no âmbito do ramo regional da SCP Rodez, do qual se tornou Diretor em 2001. Esta etapa permitiu-lhe familiarizar-se com o mercado da piscina e desenvolver com os clientes e no terreno as noções de serviço e proximidade, que estão na base do ADN da empresa. Em 2006, juntou-se à sede da SCP França como Diretor de Operações e depois Diretor Geral em 2010 e continuou o seu trabalho, reforçando a ligação entre as nossas equipas em torno de uma carta de valores e coesão ao serviço da estratégia do grupo, com uma preocupação constante pela qualidade do serviço ao cliente.
Esta nomeação é acompanhada pela criação de um Comité de Gestão SCP França, que será composto pelo Sr. Guillaume Vaganay, Diretor de Operações e pelo Sr. Carlos Garrido, Diretor de Vendas e Marketing, que em muito contribuíram para o desenvolvimento e implementação bem sucedida da SCP em França ao longo dos últimos 20 anos.
Também reforçámos as nossas equipas na sede da SCP EU, nas equipas de TI, Dados e RH para poder enfrentar os muitos desafios que se avizinham em termos de eficiência e produtividade.
Em conclusão, a tocha está a passar de mão em mão, mas a influência da SCP continuará a basear-se nos mesmos valores fortes com uma atitude fundamentada.
A ambição da SCP em França, Europa e no mundo continuará a ser a de antecipar e participar na evolução do mercado e de ajudar os nossos clientes profissionais a desenvolverem-se, satisfazendo fielmente as suas exigências e expectativas.
Identidade do Grupo SCP/POOLCORP na Europa
- Atividade: Líder mundial na distribuição de equipamento para a construção, renovação e manutenção de piscinas, spas, e saunas para profissionais de piscinas.
- Pessoal: 400 na Europa
- Número de agências de distribuição: 17 na Europa
- Volume de negócios: 184 milhões de euros na Europa